V Encontro de Direito Sindical da ABRAT
O V Encontro de Direito Sindical da ABRAT, em parceria com a ABAT, foi realizado em Salvador nos dias 30 e 31 de maio de 2019.
Na ocasião, foi lançada a 2ª Edição da obra coletiva da ABRAT “Feminismo, Pluralismo e Democracia”, pela Editora RTM e sob a coordenação das Diretoras Alessandra Camarano, Karlla Patrícia de Souza e Arlete Mesquita.
Com artigo da presidenta da ABRAT, Alessandra Camarano Martins, a edição traz reflexões a partir da história da Organização Internacional do Trabalho, percorrendo movimentos atuais elaborados pela sociedade brasileira, que contribuem para regressões que violam princípios constitucionais de dignidade da pessoa humana e cidadania, garantidores do estado democrático.
A obra conta com meu artigo “Participação feminina na política e a democracia paritária: desafios para o Brasil”, leitura importante para quem deseja entender que a conquista da igualdade formal em termos de direitos políticos não foi suficiente para garantir às mulheres, de fato, a participação política paritária e ativa na condução do país: o número de mulheres que hoje, em pleno século XXI, se colocam como candidatas no processo eleitoral e que ocupam cargos no Executivo e Legislativo ainda é muito tímido, abissalmente desproporcional ao número de brasileiras aptas a votar, que nas Eleições Gerais de 2018 já representavam 52,5%, maioria do eleitorado nacional.
Infelizmente, quando se analisa a secular cultura machista e patriarcal que ainda impera na sociedade brasileira, conclui-se que não será somente com a simples concessão jurídico-formal de iguais direitos para as mulheres que as correlações de forças que monopolizam o poder político e econômico do país serão equilibradas.
Em 2019 é comemorado os cem anos da instituição da Organização Internacional do Trabalho e esse material se torna urgente para promover a atenção para o trabalho da mulher, a igualdade, a dignidade e uma reflexão sobre os retrocessos sociais que avançam na sociedade brasileira.