I Congresso de Direito e Gênero da Escola Paulista de Direito
Nos dias 25 e 26 foi realizado o I Congresso de Direito e Gênero da Escola Paulista de Direito. Evento protagonizado por mulheres, com discussões extremamente importantes sobre os direitos das mulheres e o combate à violência de gênero.
O congresso faz parte da agenda da eventos da extensão do EPD, coordenada pela Prof.a Gabriela Araujo, e contou com a presença de alunos, acadêmicos e defensores dos direitos humanos para mostrar que a questão da equidade de gênero é uma missão da sociedade.
"Há tempos venho defendendo a importância do engajamento cívico na construção de uma democracia sólida. A abertura da universidade para debater temas tão caros e prementes à evolução da sociedade brasileira, como a igualdade de gênero, vem ao encontro desses ideais”, comenta Gabriela Araujo.
Debates transformadores
No dia 25, o assunto foi “Violência contra a Mulher: do Feminicídio ao Encarceramento em Massa, as mulheres em situação de vulnerabilidade”.
Participantes: Margarete Gonçalves Pedroso, Bárbara Correia Florêncio Silva e Celeste Leite dos Santos:
Já no dia 26, o tema do debate foi "Participação Feminina nos Espaços de Poder: Desafios para eliminar a desigualdade de gênero no Brasil".
Participantes: Erika Zoeller, Ana Amélia Mascarenhas Camargos e Claudia Patricia de Luna Silva.
“O sucesso do I Congresso de Direito e Gênero da Escola Paulista de Direito demonstra que estamos no caminho certo e nos encoraja a continuar buscando soluções transformadoras para o desenvolvimento dos direitos humanos e da paz social",
Lançamento de livros
Durante o evento, professoras da EPD fizeram o lançamento dos seus livros:
Dra. Simone de Alcantara Savazzoni fez o segundo lançamento de seu livro "Psicopatas em conflito com a Lei".
Prof.a Lucia Cassia Machado trouxe seus três títulos para o Congresso: A Utilização Dos Mescs, Direito na Sociedade Contemporânea e O Curador Especial.
Vontade Popular e Democracia, obra organizada pela Prof.a Gabriela Araujo ao lado dos professores Eugênio Aragão, José Francisco Siqueira Neto e Wilson Ramos Filho, com prefácio do escritor Fernando Morais, também esteve presente na área de publicações do evento.