Gabriela Araujo media o debate "Os Sobreviventes de Hiroshima no Brasil e a Luta pela Paz", sediado pela Escola Paulista de Direito
Dois sobreviventes da bomba atômica em Hiroshima proferiram uma palestra muito comovente na Escola Paulista de Direito, no último dia 13 de setembro, relatando suas experiências e o horror de destruição e morte que se seguiu à queda da bomba, durante a Segunda Guerra Mundial.
A principal mensagem que a senhora Junko Watanabe o senhor Kunihiko Bonkohara levaram à plateia emocionada foi de perdão, paz, resiliência e um pedido que tem norteado as suas vidas: bomba, nunca mais! Rogério Nagai, diretor da peça teatral “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, apresentou aos presentes o projeto que tem como atores principais, além de Junko Watanabe e Kunihiko Bonkohara, um terceiro sobrevivente, o senhor Takashi Morita, que vêm se apresentando pelo Brasil nesse conceito de biodrama, em que relatam ao vivo suas experiências de vida.
Ao final da palestra, os presentes puderam adquirir a biografia de Takashi Morita, “A última mensagem de Hiroshima”, e não hesitaram em pedir autógrafos aos dois sobreviventes presentes, que retribuíram também com a entrega de um origami de Tsuru, símbolo da luta pela paz após a bomba de Hiroshima.
Gabriela Araujo, que presidiu a mesa, vem trabalhando muito com a pauta da Memória e da Verdade, em sua militância acadêmica na defesa dos Direitos Humanos: é extremamente importante lembrar e preservar a memória das violações de direitos humanos ocorridas ao longo da História, para evitar que aconteça novamente.