Gabriela Araujo

View Original

Gabriela Araujo participa de Debate na Rádio Cultura

Segue abaixo transcrição do texto postado pela Rádio Cultura Curitiba, sobre o programa de estreia do Entre Elas, do qual Gabriela Araujo participou, falando sobre Mulheres na Política, ao lado de Marília Arraes. O texto original, no site da Rádio Cultura Curitiba, bem como o programa de rádio, podem ser acessados neste link aqui.

“No programa de estreia do Entre Elas, vamos falar sobre Mulheres na Política. Conversaremos com a deputada federal Marília Arraes sobre dignidade menstrual e o veto ao projeto de lei 4968/2019 pelo presidente Bolsonaro. Projeto este, de autoria da deputada, que cria o Programa Nacional de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, um problema que afasta meninas em situação de vulnerabilidade social, promovendo a evasão escolar da rede pública de ensino. Dados da ONU apontam que, no mundo, uma em cada dez meninas falta às aulas durante o período menstrual. No Brasil, esse número é ainda maior: uma entre quatro estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorventes. A parlamentar pernambucana que carrega desde a origem o temperamento aguerrido do povo nordestino, se transformou em referência política em Pernambuco pela ousadia em enfrentar o poder estabelecido e também pelos resultados concretos do trabalho que vem realizando em sua trajetória. Ainda na pauta a importância de políticas públicas voltadas para as mulheres e a representatividade da mulher na política.

Nossa outra convidada, a advogada especializada em Direito Público, Gabriela Araújo, falou sobre a representatividade das mulheres na política e quais medidas são necessárias para assegurar essa participação, tendo em vista que estamos às vésperas de ano eleitoral. A importância não só da candidatura de mulheres, mas, sobretudo, de candidaturas que representem a diversidade e as minorias, como a de mulheres negras, indígenas e pessoas LGBTQI +.

No Entre Aspas, a vereadora Érika Hilton eleita pela cidade de São Paulo. Negra e transvestigênere, foi a mulher mais bem votada em 2020 em todo o país, a mais votada do PSOL e é a primeira trans eleita para a Câmara Municipal paulistana, com mais de 50 mil votos.
É ativista dos Direitos Humanos, na luta por equidade para a população negra, no combate à discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ e pela valorização das iniciativas culturais jovens e periféricas.

Na parte musical, a cantora e compositora paulista LudMazzucatti encerra o Entre Elas com a música Pra Somar. Lud estudou canto erudito e popular, mas sua paixão desde a infância sempre foi a música negra em todas as suas vertentes. Iniciou a carreira como backing vocal da banda Natiruts (Tour Reggae Power) e participou das gravações no programa Altas Horas (TV Globo) cantando com a Banda das Meninas.

Em carreira solo, montou a banda SoulStyle e uniu sua versatilidade musical, firmando sua identidade no Neo-Soul, um subgênero do R&B contemporâneo com influências de hip hop, reggae, soul e pop”.